- REFLEXÕES PARA A VIDA
- A MISSÃO QUE NÓS QUEREMOS
- CONVIVÊNCIA E PROBLEMAS
- DOIS CAMINHOS
- JUVENTUDE QUE SE PERDE
- LUGARES DE ENCONTRO COM DEUS
- MÍSTICA MISSIONÁRIA
- O SER HUMANO E A CASTIDADE
- QUANDO O CRISTÃO OLHA MARIA
- TRÊS VIDAS,TRÊS AMORES
- UM SÓ É NOSSO DEUS
- UMA POLÍTICA TRANSPARENTE
- VÁRIOS TIPOS DE CHORO
- O DESAFIO DA ADOLESCÊNCIA
- Erivelton Pereira-Convivência
- Lindas Paisagens
- DIALOGAR COM TODOS
- ESPIRITUALIDADE:DOM DE DEUS AOS SEUS MISSIONÁRIOS
- ORAÇÃO EM NOSSA VIDA
- A INTEGRIDADE HUMANA
- EU QUERO SER
- SABER O QUE FALAR
- COMBATER AS INJUSTIÇAS
- OS TRÊS TIPOS DE PENSAMENTOS
- DAI-ME UM CORAÇÃO NOVO
- MENTIRAS E VERDADES
- DAI-ME SENHOR INTELIGÊNCIA
- TUDO EM MIM DESFALECE
- DAI-NOS VIDA EM PLENITUDE
- COMO É BOM AGRADECER
- JUVENTUDE E ALCOOLISMO
- JUVENTUDE LIVRE
- PRATICAR A CARIDADE
- ORAÇÃO À NOSSA SENHORA, MÃE DE MISERICÓRDIA
- DEUS DE MISERICÓRDIA
- MEDITANDO O EVANGELHO DA LITURGIA DOMINICAL
- MEDITANDO O EVANGELHO DA LITURGIA DOMINICAL - "ANO
- MEDITANDO O EVANGELHO DA LITURGIA DOMINICAL - "ANO
- MEDITANDO O EVANGELHO DA LITURGIA DOMINICAL-ANO B.
- MEDITANDO O EVANGELHO DA LITURGIA DOMINICAL - "ANO
- MEDITANDO O EVANGELHO DA LITURGIA DOMINICAL - "ANO
- Mural de Recados
- Contactos
|
2 |
“Cavalo não domado torna-se recalcitrante: filho indisciplinado torna-se atrevido.” (Eclo 30,8)
Durante minha pouca existência na terra, tenho encontrado muitos jovens que se encontram em situação de risco, em muitos lugares e até mesmo no mundo inteiro. Mas vou focar esta reflexão só no brasil. Encontramos praticamente em cada esquina um jovem que consome bebidas alcoólicas ou até mesmo drogas das mais variadas espécies. Dentro de mim surgiu um questionamento: O que leva tantos jovens abandonar um brilhante futuro e se trocar pelas drogas?
Pensei, pensei, pensei... A resposta não veio. Disse comigo: é melhor optar pela convivência com eles. O diálogo é a melhor forma de saber o que acontece no coração de cada jovem em situação de risco. Constatei que um dos motivos é o desequilíbrio familiar. Quando os pais não estão preparados para viver em família, vai sair com certeza filhos indisciplinados. As famílias perdem seus valores quando pensam que o sexo é única forma de amar seu companheiro (a). Que estupidez! Que pobreza de cultura!
Tem pais que mimam demais seus filhos e não os corrige quando é hora. Deixam sempre para depois e quando é hora da correção é tarde demais, pois o filho com certeza já dominou o “pedaço”. Grande bobagem de pais que agem desta maneira. Ainda não aprenderam o que eu é ser família. Os pais exercem um papel fundamental na vida de seus filhos. Ou se educa como se deve, ou se cria cavalos indomáveis dentro da própria casa.
Ultimamente me encontrei com um jovem e juntos fomos dar um passeio. A primeira coisa que ele comentou foi a respeito das mulheres que havia na cidade. Fiquei perplexo com tom de voz que ele comentou. Parecia que ele queria possuir a todo custo, como um cavalo que passa meses sem fazer sexo. Diante disso comecei a fazer ligação com a família e logo percebi que o coitado precisava de um conselho que o trouxesse de volta à realidade. Tive que entrar no mundo dele para poder chegar onde eu queria. Do contrário, eu iria deixa-lo mais frustrado ainda.
A juventude se perde quando se deixa levar pelos falsos ideais que a sociedade caduca e maluca oferece. Há um outro fator importante: tem família que são desequilibradas, mas saem jovens excelentes, capazes de renovar a sociedade com seu entusiasmo juvenil. Mas a maioria se joga na sarjeta do mundo e faz coisas horríveis que muitos passam a manter um certo tipo de distância. As influência por parte de amigos também gera um descompromisso com a vida. Quando um jovem está perdido ou confuso sobre o que quer da vida, é fácil para muitos manipular este jovem e leva-lo a fazer parte de um mundo completamente irritante, onde as drogas vão dar tudo o que ele não teve.
Sei que muitos jovens vão ler esta reflexão. Deixo um alerta para vocês. Procurem manter o equilíbrio mental. Procurem na família enxergar seu próprio reflexo. Escutem o que seus pais falam e obedeçam sua decisões. Mesmo que a família não seja como você esperava, procure manter um diálogo e coloque suas necessidades. Não se deixa levar pelas ignorâncias do mundo, só porque a família não te quer. Lembre-se que Deus o espera, para juntos caminharem por um caminho de flores e tristezas.
Jovens caríssimos, escrevo com o coração emocionado, só em pensar que muitos jovens se perdem, pela falta de diálogo. Vou contar um fato que aconteceu comigo em 2011. Certa noite eu estava assistindo Chaves no SBT, quando de repente chegou uma mensagem no meu celular que dizia:” O que fazer, quando a gente perde a vontade de viver? Por favor me ajude amigo.” Fiquei imaginando de onde partira aquela mensagem. Na mesma hora retornei e pedi que ele viesse até mim. Fui encontra-lo na praça que ficava próximo de casa. A princípio percebi que ele estava consumindo bebidas alcoólicas. Levei-o até minha casa e deixei que ele desabafasse, contasse sua dores.
Ele me disse que o pai era separado da mãe dele. O pai não gostava muito dele. A mãe juntou os “trapos” com outro que por sinal também não gostava muito dele. A mão não estava nem um pouco preocupada com o filho. O nome dele é Tiago. O Tiago já havia tentado o suicídio várias vezes, mas nunca dera certo, porque Deus o queria para Ele. Como gosto sempre de trabalhar com relaxamentos, coloquei um fundo musical e usei de minhas técnicas para trazê-lo de volta à realidade. Dentro dele existiam trevas que lutavam contra a luz. O desespero dele era tanto, que meu coração se derramou em prantos, mas não deixei que ele percebesse, pois eu não estaria ajudando.
Depois de um cero tempo de conversa, ele me disse:” Posso te pedir uma coisa?” Eu falei que podia, desde que estivesse ao meu alcance. Ele continuou, dizendo: “ Posso te dar um abraço?” Eu permitir que ele me abraçasse e quando me abraçou liberei a luz que existia em mim e ele começou a chorar e juntos derramamos lágrimas de amor, lágrimas de vitória, porque o inimigo não venceu. Depois ele me falou: ‘Você foi a primeira pessoa que eu abracei de verdade”. Aquilo me encheu de alegria de me permitiu que eu vivesse ainda mais de amor. Levei-o para tomar um chá com sonhos e quando ele se despediu de mim me deu mais um abraço dizendo obrigado.
Claro que não deixei de conversar com a mãe dele e pedi que ela cuidasse mais do seu único filho. Tudo o que ele precisava era de carinho e de amor.
Com isso, quero dizer a você jovem, família, religiosos e religiosas, seminaristas e padres, bispos. Nunca deixem de amar. Procurem sempre educar com amor os jovens que estão próximo de vocês. Nunca deixem que um jovem saia de perto de vocês que que ouçam que viver de amor é sair de si para ir ao encontro do outro.
Queridos pais formem família baseada na Palavra de Deus. Queiram disciplinar seus filhos. Caso contrário, vão parecer cavalos que vão precisar de rédea para serem domados.
Desejo a você que a Luz habite em vossos corações. Que Deus conceda a todos vocês paz e saúde!
Erivelton Pereira