"Bem-aventurado é aquele espírito que, rezando sem distração, sente um desejo sempre mais profundo por Deus."
Evágrio Pôntico, 1986: cap.118
Segundo os monges, há três tipos de pensamentos que o ser humano pode aprender o verdadeiro valor do equilibrio, ou viver uma vida completamente desiquilibrada. Vamos passo a passo mergulhar dentro de nós mesmos, e verificar como pensamos no decorrer do dia ou até mesmo na jornada da vida.
Em primeiro lugar, existem os pensamentos que provêm de Deus, provocando uma paz tão grande, e uma serenidade interior que nos leva a uma verdadeira união com o Criador do universo. Estar na presença de Deus, exige de nós uma concentração muito grande. As vezes não conseguimos nos concentrar porque nossos pensamentos vivem soltos, e nos preocupamos muito com nossa vida, ou até mesmo com a vida daqueles que não fazem parte da nossa família ou do nosso círculo de amizades.
Os pensamentos de paz, que vem de Deus, nos possibilita viver em harmonia com todos aqueles que estão ao nosso lado, fazendo com que les também esperimentem dessa paz que emana do Divino Mestre. Da paz provém também a serenidade, que nos faz viver com equilibrio em todos os momentos de nossa existência mortal.
Em segundo lugar, existem os pensamentos que são provenientes do demônio, pois eles suscitam ao contrário, o medo e a agitação, causando tensão muscular. É um grande desafio para nós conviver com esses pensamentos, que muitas vezes tiram até nosso sono. Estamos acostumados a viver dentro de uma sociedade onde tudo é de imediato. Para tudo sempre tem uma solução. Daí vem os vazios interiores, causados pelo medo, pelo stress e agitação. Ficamos perdidos em nossa mente, que já não temos mais capacidade para pensar como anda nossa vida.
Os demônios estão sempre soltos por aí, se disfarçando e pedindo que nós nos aproximemos deles. Mas quem são esses demônios? Eu diria que são as drogas, o alcóol, o consumismo, o materialismo,o medo, seguido das angústias. As vezes passamos o dia inteiro alimentando nossos pensamentos de forma incorreta,dando espaço para o inimigo agir em nossa vida.
Em terceiro lugar, existem os pensamentos que provém de nós mesmos, quen são aqueles que se originam por nós, nos distraeme nos tornam superficiais. Eles nos afastam para longe de nós mesmos,e assim nos sentimos dispersos e vazios. Isso geralmente acontece, quando dentro de nós há um grande desequilibrio emocional. Então, nós começamos a produzir pensamentos pessoais que vão nos distanciando de nós mesmos. Com isso, ficamos perdidos e não nos aceitamos como nós somos. Os grandes vazios que sentimos, provém justamente dos pensamentos que geramos, que são frutos de uma vida construída sobre a areia.
Vamos a partir daí, aprender algumas técnicas para mantermos o equilíbrio, mesmo quando os ventos soprarem ao contrário. Só assim vamos ser seres de luz, unidos ao grande Criador que tudo fez.
1- Ao iniciar uma oração pessoal, relaxe soltando a respiração. Inspire e expire, deixando o ar sair bem devagar pela boca. Ao inspirar deixe que entre a paz, o amor e o equilibrio. Ao expirar, deixe que saia a raiva, o rancor e todos os maus pensamentos;
2- Tome conscência da presença da Santíssima Trindade, e deixe que nesse momento só ela tome conta da sua vida;
3- Evite pensar nos prpblemas da vida, pois você não vai resolver todos de uma só vez;
4- Não se distraia nem mesmo com o tocar da campainha,tampouco com os barulhos que porventura venham a surgir;
5- Leia atentamente os textos sagrados ou orações que você achar oportunas, se colocando dentro das cenas e vendo onde você se encaixa para poder melhorar sua linha de racíocinio;
6- Escolha sempre um lugar confortável, com menos fluxo de gente. Se você mora na zona rural, é propício o encontro com a natureza. Se você mora na cidade, há vários lugares onde é possível conviver com o silêncio;
7- Reze sobretudo a vida, com tudo o que ela reserva para você;
8- Entegue nas mãos de Deus todos os seus pensamentos, e não se preocupe se na hora de rezar faltam palavras.Entregue seu vazio nas mãos de Deus;
9- Faça de sua vida todos os dias um ato de oração a Deus;
10- Viva com equilibrio entre as pessoas e ajude-as a buscarem também a paz interior em suas vidas.