Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
REFLEXÕES PARA A VIDA  (10-10-2024)
Contactos  (10-10-2024)
Mural de Recados  (10-10-2024)

Rating: 1.4/5 (5 votos)




ONLINE
2








QUANDO O CRISTÃO OLHA MARIA

 

Não sei se você observa bem quando vai à Igreja,as coisas que existem dentro dela.Eu observa.Vejo que há sempre um lugar para algumas imagens de devoção popular e em um lugar de destaque,está ela,a Rainha do céu e da terra,Maria Santíssima.

Algumas pessoas olham sua imagem e ainda tocam e ficam a admirar,a pedir,a agradecer ou até mesmo contemplar seu rosto lindo e com uma beleza esplêndida.É impossível olhar para Maria e não parar um pouco para olhar cada detalhe que a envolve.

O credo nos convida a olhar para Maria como Mãe de Jesus,nascido do Espírito Santo.Foi ela quem nos deu Jesus por obra do Espírito Santo,verdadeiro unificador.No evangelho de João 19,87,que diz:” Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo,” Jesus afirma que Maria é nossa mãe e nós somos seus filhos.Por isso,se somos seus filhos,nossa relação com Maria deve ou deveria ser de filho para mãe.É vital uma intimidade profunda com ela.Só com essa aproximação,vamos aos poucos conhecendo o seu Divino Filho,nosso querido irmão.

Desde o anúncio do Anjo Gabriel à Santíssima Virgem houve um amor recíproco de ambas as partes,tanto de Deus,quanto de Maria.Mas o que  significa amor recíproco?É um amor presente numa relação entre duas partes,quando,existindo de um lado,existe de igual modo no outro.Este amor se propagou e hoje ela quer amar a cada um de nós.As vezes somos nós que não aceitamos este amor materno.Se a amamos,ela nos retribui da mesma forma.

Maria só não faz milagres em nossa vida,porque nós não pedimos.Ela está sempre pronta para atender nossas súplicas e levá-las até Jesus,assim como atendeu os pedidos daquelas pessoas que estavam aflitas quando acabou o vinho no casamento em Caná.Novamente vamos ver que o olhar de Maria voltou-se para aquelas pessoas.Primeiramente,eles olharam para Maria e pediram sua intercessão.Como o coração de mãe é grande,ela não hesitou em pedir que seu Filho fizesse o milagre.

Maria é invocada com diversos títulos e em toda parte ela é venerada,seja como Amparo,Aparecida,Fátima,Consolação,etc.É preciso olhar para ela e reconhecê-la como Mãe.Infelizmente nós nunca chegaremos a conhecer profundamente esta mulher,ora porque não queremos,ora porque não buscamos,ora porque não temos interesse.Ficamos apenas com nossas ideias,muitas vezes tão vazias,que algumas pessoas nos passaram e acabamos ficando simplesmente só com o essencial.

Maria também foi humana como nós.Teve sua sexualidade,afetividade,como qualquer outra mulher de sua época.Soube reconhecer-se frágil e fraca muitas vezes.Ela sabia reconhecer suas limitações.Assumiu de tal forma sua humanidade que nos deu Jesus como sendo divino e humano ao mesmo tempo.Jesus aprendeu dela tudo isso,no que se refere em ser humano.

Olhando este exemplo de mulher,podemos observar que na sociedade atual,muitas mulheres ainda não reconheceram sua humanidade,E não é só mulheres que estão neste ponto.Homens também ainda estão longe de alcançar um conhecimento equilibrado de si.Acredito que 60 % ainda não se conheceram o suficiente para se ter uma vida com equilíbrio.E 40 % já alcançaram este conhecimento de si,vencendo  sobretudo as arrogâncias encontradas no interior de si.Mas atenção!Só é uma suposição.

Maria teve responsabilidade em toda sua existência terrena.Denunciou também as corrupções de sua época e outras formas de injustiça social.As vezes o que falta é essa responsabilidade de Maria.Vez por outra acontecem algumas coisas de estranho bem na “ponta do nosso nariz”  e nós fazemos omissão e acabamos colaborando com tamanha injustiça.

Maria fez uma escolha,casou-se com José- segundo nos informa a Bíblia.Ela assumiu sua vocação matrimonial.Aceitou José como seu esposo.Ele era carpinteiro,simples e sem instrução,mas tinha um coração de ouro.Isso que é mais importante.Ser formado em curso superior,de nada adianta se não houver amor pelo que faz e principalmente amor pela própria vida.

Quando descobrimos nossa verdadeira vocação,nossa vida fica mais brilhante e irradia luz para as outras pessoas que estão ao nosso lado.Mas,quem não acertou na escolha que fez,vai ser infeliz a vida inteira e não vai fazer ninguém feliz.O importante é saber discernir o u interpretar os sinais do tempo.A fuga de si,pode ser causa de dor no outro que vai conviver com determinada pessoa.

Maria soube interpretar os acontecimentos de sua época e aceitou com orgulho viver como seu povo vivia.Viveu na simplicidade,oração e humildade.

      

 

 

                                                                                         Erivelton Pereira